KARATE SÓ QUEM PRATICA SABE A FORÇA QUE TEM.
DIGA NÃO A VIOLÊNCIA: PRATIQUE KARATE
VENHA E FAÇA PARTE DESSA NOVA FAMÍLIA.
PRATICANDO O DOJO-KUN
1-ESFORÇA-SE PARA FORMAÇÃO DO CARÁTER
1-CRIAR O INTUITO DE ESFORÇO
1-REPRIMIR O ESPÍRITO DE AGRESSÃO
1-RESPEITO ACIMA DE TUDO
1-SER FIEL PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO
QUADRO DE HORÁRIO DA ASCAMK.
- SEG.QUA. E SEX DAS 18:00 AS 19:00.
- TER, QUI DAS 18:00 AS 19:00 E SAB DAS 09:30 AS 10:30.
AULAS MINISTRADAS COM O PROFESSOR CARLÚCIO MONTEIRO FAIXA PRETA 5º DAN
* QUADROS DE HORÁRIO DA ASCAMK.
TERÇA E QUINTA DAS 19:00 AS 20:00 E AOS SABADOS DAS 15:00 AS 16:00
AULAS MINISTRADAS COM O PROFESSOR LÚCIO SILVA FAIXA PRETA 2º DAN.
PARA AMBOS OS SEXOS
SITUADA NA RUA RIACHUELO, Nº 2230 BAIRRO DO CRUZEIRO-CAMOCIM-CEARÁ

quinta-feira, abril 22, 2010

QUANDO FUNAKOSHI FOI PEGO DE GUARDA BAIXA







Gichin Funakoshi, o karateca famoso criador do estilo Shotokan e um dos responsáveis pela divulgação do karatê no Japão, escreveu uma biografia articuladamente importante conhecido como "Karate-Do: My Way of Life". Funakoshi descreve seu treinamento em artes marciais e experiências ao longo da sua longa vida (ele viveu até os 88).

Uma das histórias que ele conta envolve uma parte da leitura da poesia na cidade de Tamagawa. Depois de desfrutar de uma noite de festa, Funakoshi aos 80 anos de idade, subiu em um trem de volta para a estação de Otsuka, onde partiu a pé o resto do caminho de casa.

Transportando apenas o seu guarda-chuva e furoshiki (essencialmente um saco de pano), Funakoshi viajou ao longo da rua à noite, quando de repente uma figura saiu de trás de um poste de luz. O jovem resistente Funakoshi o confrontou, em primeiro alcançou o seu guarda-chuva, envolvendo-o em seguida. Em uma conversa nervosa o rapaz pediu a Funakoshi um cigarro, e quando Funakoshi alegou que não tinha nada, duramente o rapaz pediu para ver o interior do furoshiki.

Quando Funakoshi recusado, o rapaz agarrou o guarda-chuva e balançou a cabeça Funakoshi. Funakoshi se abaixou e pegou o ladrão pelos testículos. A dor gerou um calafrio no agressor que ficou paralizado, e como uma policial de rua veio, Funakoshi foi capaz de libertar o homem sob custódia do oficial.

Em outra ocasião Funakoshi estava tentando entrar a bordo de um barco que estava ligado a um cais de madeira por uma única prancha. Infelizmente, naquele momento, uma tempestade estava se formando e fez o mar tornar-se bastante agitado.

Como Funakoshi pisou em cima da prancha, o mar subiu por causa de uma onde. Baseando-se no instinto e reações rápidas, Funakoshi equilibrou-se e, em seguida, balançou sua bagagem para frente, usando o ímpeto para levar seu corpo a bordo do barco, e evitar um queda perigosa no mar.
Há um par de lições valiosas que podemos extrair desses pequenos contos. A primeira é que ninguém começa um passeio livre quando se trata de segurança pessoal. Não importa em que parte da cidade você está, ou quem você é, sua segurança pessoal é uma coisa para você levar a sério. Os homens, assim como crianças, mulheres e idosos devem compreender que a violência pode ocorrer em qualquer momento por uma ampla variedade de razões. O invasor pode estar desesperado, entediado, mentalmente instável, sexualmente desviado, e assim por diante.

Nos tempos modernos, tem havido um forte impulso para a igualdade nas artes, em tão curto quanto uma geração atrás era amplamente considerado de domínio do homem. Esse movimento em direção à igualdade de inclusão de mulheres e crianças deve ser continuado, e nós, como artistas marciais devemos fazer o nosso melhor para espalhar os conceitos fundamentais de nossas artes. Precisamos também ter a certeza de espalhar a boa mente e do coração que vai junto com este tipo de formação perigosa, caso contrário, estamos apenas inundando as ruas com os bandidos mais eficazes.

Excesso de confiança
Em segundo lugar, é fundamental que nós não superestimemos nossas próprias proezas. Através de anos de treinamento duro ficamos confiantes na nossa capacidade de nos defendermos e a outros, talvez até mesmo usando essa habilidade em cenários vivos. No entanto, a confiança pode facilmente levar ao excesso de confiança, que pode re-introduzir muitos dos perigos que assombram pessoas completamente inábil na arte de defesa pessoal.

Alguém como Funakoshi passou uma vida inteira de treinamento nas artes e aprimorando suas habilidades, e mesmo ele foi pego de surpresa ao longo do tempo. Não importa o quão bem sintonizados seu radar, e como experto em ruas você está, é importante lembrar suas próprias limitações humanas. Ao fazer isso você pode ficar afiado, continue a fazer boas decisões, e tentar o seu melhor para integrar a sua arte, de tal maneira que se manifesta naturalmente.

Esta integração natural pode se manifestar de maneiras inesperadas, como aconteceu com Funakoshi, quando ele salvou-se ao entrar no barco. Mesmo que seu instrutor Yasutsune Azato expresse ser maravilhado com as capacidades reforçadas Funakoshi para reagir aos perigos imprevisíveis para o mar naquele dia.

Finalmente, se deseja exercer karate da mesma forma como os velhos mestres, é preciso levar em consideração essas histórias ainda mais profunda. No encontro Funakoshi com o assaltante de rua, ele tenta manter fora do comportamento violento da melhor forma possível (alguns poderiam dizer que ele esperou demasiado tempo para agir). No entanto, no final de contas essa história, Funakoshi lamenta ter "tomado a ofensiva" contra o seu agressor. Ele simpatiza com o homem a quem ele supõe era provável um voltando para casa para nada, e vivendo em um estado de desespero.

Para viver da maneira que Funakoshi viveu exige um espírito inabalável que algumas pessoas podem achar demasiado irreal para aplicar no seu dia-a-dia. Até que você tenha chegado a uma conclusão sobre a sua própria vontade de promover a violência, e quando você pode considerar adequado, você terá um diferencial em suas defesas.

Embora o treinamento de artes marciais pode (e deve) ajudar as pessoas a superar o medo e incerteza, é fundamental nunca perder essa percepção tátil que você mesmo pode ser cortado ou golpeado.

FONTE:www.karatedasmeninas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário