KARATE SÓ QUEM PRATICA SABE A FORÇA QUE TEM.
DIGA NÃO A VIOLÊNCIA: PRATIQUE KARATE
VENHA E FAÇA PARTE DESSA NOVA FAMÍLIA.
PRATICANDO O DOJO-KUN
1-ESFORÇA-SE PARA FORMAÇÃO DO CARÁTER
1-CRIAR O INTUITO DE ESFORÇO
1-REPRIMIR O ESPÍRITO DE AGRESSÃO
1-RESPEITO ACIMA DE TUDO
1-SER FIEL PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO
QUADRO DE HORÁRIO DA ASCAMK.
- SEG.QUA. E SEX DAS 18:00 AS 19:00.
- TER, QUI DAS 18:00 AS 19:00 E SAB DAS 09:30 AS 10:30.
AULAS MINISTRADAS COM O PROFESSOR CARLÚCIO MONTEIRO FAIXA PRETA 5º DAN
* QUADROS DE HORÁRIO DA ASCAMK.
TERÇA E QUINTA DAS 19:00 AS 20:00 E AOS SABADOS DAS 15:00 AS 16:00
AULAS MINISTRADAS COM O PROFESSOR LÚCIO SILVA FAIXA PRETA 2º DAN.
PARA AMBOS OS SEXOS
SITUADA NA RUA RIACHUELO, Nº 2230 BAIRRO DO CRUZEIRO-CAMOCIM-CEARÁ

quarta-feira, março 17, 2010

COM A HISTÓRIA DO KARATE SOBRALENSE DESCOBRIMOS UM POUQUINHO DO KARATE CAMOCINENSE. PARTE 1















Sobral, talvez seja a primeira cidade (ou uma das Primeiras cidades) a implantar o karatê em seu meio social, ficando atrás apenas da capital. No início da década de 70 partiria na frente com a imponência de ter dois professores ao mesmo tempo, mas que só existiam de fato e não de direto, o Prof. Francisco Frota de Araújo e Francisco Antonio Felix, não se sabe ao certo quem iniciou primeiro, alguns afirmam que foi o Prof. Felix e outros o Prof. Frota. Mas com toda certeza os primeiros karatecas da cidade surgiram da fusão de dois grupos: no primeiro encontravam-se os alunos mais antigos do Profº. Frota como: Paulo Roberto A. de Matos, Manuel Wilson da Costa Júnior, Raimundo Nonato e Tupinambá L. Carneiro, Edson Batista A. Aguiar, Francisco Ernildo, Antonio Newton Lima dos santos e Jorge Ferreira Macário de Moura. No segundo grupo os alunos mais antigos do profº. FCº Antonio (Félix): Arimatéa A. Ferreira, Raimundo Aurélio da Costa, Fcº Raimundo Carneiro (Pimenta) Antonio Valmir Cavalcante (Pilão) António Expedito Cavalcante Ferreira e Joaquin Fernando Sergio ( Vavá). Segundo Manuel Júnior, o Profº. Frota teria vindo de Brasília com a graduação de faixa azul, possivelmente, tenha treinado com o prof. Rigashino. Ministrou aulas durante algum tempo, logo após mudou-se para S. Paulo. Retornou a Sobral graduado a 3º kyu (fx.verde) ministrou suas aulas durante muitos anos. No meu grupo não havia graduação, pois treinávamos acompanhando a orientação do livro karatê Sem Mestre, autoria do Prof. Osvaldo Duncan, esse motivo levou o Félix a treinar com o nosso saudoso Frota para obter suas graduações.
Em setembro de 1973, meus pais mudaram-se para Brasília, eu com apenas 14 anos comecei a trabalhar num restaurante italiano chamado Casebre 13 na Av. W3 sul, onde na W2 sul funcionava a academia NAGAI-KAN dirigida pelo Prof. Antonio Flávio Testa, foi então, que comecei a treinar tecnicamente o karatê Shotokan me graduando de faixa branca à preta em outubro de 1982, pela Federação Brasiliense de Karatê que havia sido fundada no ano anterior, isso me dá a honra de estar entre os primeiros faixas pretas da entidade e o primeiro de Sobral. Neste espaço de tempo o Félix e o Edson alunos do prof. Frota, juntos com o Luciano Xavier Ribeiro costumavam ir a Fortaleza para terem aulas com o Prof° António Gilson Weiny de Paula (Gilsinho). Dr. Em advocacia foi quem elaborou o estatuto da Associação Desportiva de karatê (ASDEKA), possivelmente, a primeira academia juridicamente constituída no interior do estado. Em 1983 volto definitivamente para Sobral onde dou início as minhas primeira aulas como Professor.

O Félix Transfere-me o comando das aulas e alguns aluno do Frota passam a treinar comigo. Apesar do tempo eles continuaram quase no mesmo estágio, a maioria não se graduou além da faixa verde o Frota era fx. preta, mas por motivos pessoais, quando a FCK recém -fundada convocou todos os faixas pretas a se filiarem ele recusou-se e ficou na clandestinidade o que lhe custou uma grande perda em termo de evolução, terminou os seus dias sem reconhecer sua faixa e sem graduar nenhum dos seus aluno. Foi difícil legalizar o karatê de Sobral. O presidente da FCK, Profº. José Rodrigues Ximenes não reconheceu a minha faixa preta, continuei na clandestinidade e fazendo um enorme esforço para conseguir a minha transferência da Federação Brasiliense de Karatê para a Federação Cearense de Karatê. Enquanto isso, o Professor Ximenes autoriza-me uma carteira de faixa marrom, que com a qual, não concordei.
Com a mudança de presidência, consegui oficializar minha graduação na gestão do Professor Luiz Carlos Cardoso do Nascimento, e então, tudo tornou-se mais prático, o karatê toma um novo rumo e Sobral começa a emergir no karatê cearense: cursos, exames, competições, etc.. Em 04 de janeiro de 1987 o karatê passa a existir de fato e de direito, estava fundada a Associação Desportiva de karatê (ASDEKA). Com a legalização do karatê em Sobral, a ASDEKA cresceu e espandiu-se para as cidades circunvizinhas, divulgando e assumindo toda parte técnica, como também, formando os professores que mais tarde assumiram o karatê nas seguintes cidades: Santa Quitéria ( Carlos Martins Timbó), Groaíras( Marcos Gesiley Ximenes de Sousa), Forquilha (Neuraci Gomes Madeira e Raimundo José de Sousa), São Benedito(Francisco Rodrigues da Silva), Tianguá( Paulo Roberto Aguiar de matos e Raimundo Nonato Fontineles dos Santos), Itapajé,(Raimundo Jose de Sousa e Josias Sousa Silva), Irauçuba ( Pedro Rodrigues Lima), Moraújo e Senador Sá ( Valdenir Alves Oliveira), Cariré ( Henrique Flávio Felix Avelino ), e Camocim com os professores: Antonio Newton Lima dos Santos, Jorge Ferreira Macário de Moura (não lembro quem começou primeiro) e Carlúcio Marques Monteiro atual 5º DAN, este, estendeu o karate às cidades de Granja e Barroquinha. Para acompanhar o desenvolvimento do karatê olímpico dando mais ênfase ao shiai kumite e a parte de organização dos eventos no dia 07/05/2003 foi fundada a Liga Sobralense de Karatê que tem o apoio da Prefeitura Municipal, e é a primeira cidade a incluir o karatê nos jogos escolares do estado.

Atualmente formamos um grupo de mais de dez faixas pretas que atuam nos projetos do município, do governo do estado e ministério do esporte. Com o apoio da Federação Cearense de karatê, Sobral hoje conta com três associações ASDEKA, Vencer Sport Club e ASKADE. São dezenas de atletas, praticante e admiradores da arte. Um homem é bravo quando luta por um ideal ( Oyama). A Melhor sensação é a do dever cumprido. O karatê sobralense atingiu sua maioridade, já conta com quatro campeões Brasileiro. No meu último kumite, quando eu perder para morte o karatê sobralense não ficará órfão. Oss!


AUTOR: Profº Arimatéa Arruda Ferreira
Faixa Preta 5º DAN de Karatê Shotokan
CREF- 001041-P/Ce.

OBS: EM BREVE PARTE 02!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário