KARATE SÓ QUEM PRATICA SABE A FORÇA QUE TEM.
DIGA NÃO A VIOLÊNCIA: PRATIQUE KARATE
VENHA E FAÇA PARTE DESSA NOVA FAMÍLIA.
PRATICANDO O DOJO-KUN
1-ESFORÇA-SE PARA FORMAÇÃO DO CARÁTER
1-CRIAR O INTUITO DE ESFORÇO
1-REPRIMIR O ESPÍRITO DE AGRESSÃO
1-RESPEITO ACIMA DE TUDO
1-SER FIEL PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO
QUADRO DE HORÁRIO DA ASCAMK.
- SEG.QUA. E SEX DAS 18:00 AS 19:00.
- TER, QUI DAS 18:00 AS 19:00 E SAB DAS 09:30 AS 10:30.
AULAS MINISTRADAS COM O PROFESSOR CARLÚCIO MONTEIRO FAIXA PRETA 5º DAN
* QUADROS DE HORÁRIO DA ASCAMK.
TERÇA E QUINTA DAS 19:00 AS 20:00 E AOS SABADOS DAS 15:00 AS 16:00
AULAS MINISTRADAS COM O PROFESSOR LÚCIO SILVA FAIXA PRETA 2º DAN.
PARA AMBOS OS SEXOS
SITUADA NA RUA RIACHUELO, Nº 2230 BAIRRO DO CRUZEIRO-CAMOCIM-CEARÁ

quarta-feira, março 10, 2010

O sinificado de OSS

OSS (cuja a transcrição exata do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro caracter "osu" significa literalmente "pressionar", e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo caracter "shinobu" significa literalmente "suportar".

A espressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como "sim", "por favor", "obrigado", "entendi", "desculpe-me", para cumprimentar alguém, etc., bem como no mundo do Karate para quase qualquer situação onde uma resposta seja requerida. Para um karateka, OSS é a palavra mais importante.

A palavra OSS implica pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o "espírito de OSS".

OSS não deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karate, deve ser pronunciado usando o "hara" (tanden). Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no colega. OSS também diz ao Sensei que as intruções foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para seguí-las

Sua aplicação, na maioria dos caso é a segunte: 01- Ao chegar e ao sai do Dojo: O karateca ao chegar na entrada do dojo assume a posição de cumprimento em pé (Ritsurei), pronuncia vigorosamente a palavra "OSS!", para avisar ao Sensei(instrutor chefe ou o presente), aos Senpai(mais graduados ou mais antigos)e Kohai (menos graduados ou menos antigos) de sua chegada ou saida, quando o dojo estiver vazio o karateca o faz em respeito ao dojo a ao Mestre Funakoshi (tratando-se de Saudação Simbólica). 2- Quando do encontro com outro colega karatê: A saudação "OSS!" é a que deve chegar primeiro, de maneira vigorosa e com vivacidade, partindo sempre do Kohai(menos graduados ou menos antigos) para o Senpai(mais graduados ou mais antigos), o aperto de mãos que vem em seguida já se procede de maneira contrária, sendo assim, do Senpai para o Kohai, claro, o Sempai não se negara a apertar a mão do Kohai caso o mesmo venha e estender a mão primeiro.

Obs. A saudação "OSS!" é impessoal, independe do grau de simpatía entres os karatecas, quando um deles se nega, por qualquer motivo, a responder a saudação o mesmo esta sujeito as sansões diciplinares prevista no regimento interno de sua academia, por não condizer essa atitude com a filosofia do KARATÊ-DO, seja qual estilo for…

Nenhum comentário:

Postar um comentário